1 Nada de lavar o cabelo com água quente

É um erro comum as pessoas acharem que lavar os cabelos com água quente é um facilitador na hora de desembaraçar os fios e a fixação do shampoo e condicionador por exemplo. Mas não! Essa prática além de danificar os fios vai deixando seu cabelo ressecado, com frizz e sem brilho. 

O ideal é lavar o cabelo com água morna, esse processo ajuda a eliminar a oleosidade excessiva dos fios, e quando chegar a fase final de lavagem do cabelo, aí sim você pode enxaguar com água fria, quando o cabelo estiver totalmente limpo. 

 

2 Passo a Passo dos produtos

Shampoo:

O shampoo é a primeira etapa de lavagem dos fios. Ele age tirando toda a oleosidade  e gordura existentes no couro cabeludo. Podemos dizer que essa etapa é a hora de tirar todas as impurezas que o seu couro cabeludo possa ter, assim deixando ele limpo e preparado para a segunda etapa.

 

Máscara:

Como o shampoo vem agindo de forma que elimina todas as sujidades do couro cabeludo é comum o seu cabelo aparentar ressecado e com aquele aspecto ‘’durinho’’ nos fios. A segunda etapa é justamente para recuperar esses danos causados pela limpeza do shampoo, Hidratando, Nutrindo e Reconstruindo os fios, além de recuperar todas as proteínas que foram perdidas na primeira etapa.

 

Condicionador:

A terceira etapa vem para selar tudo o que foi feito ‘’literalmente’’. O condicionador garante que tudo o que foi feito na segunda etapa fique agindo nos fios, além de garantir o brilho e  maciez do cabelo.

 

3 Aplicando o shampoo no cabelo

Ao lavar o cabelo com shampoo você deve passá-lo somente na raiz e não no comprimento dos fios. Esse momento deve ser RELAX. Massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos. Lembrando que você não deve esfregar utilizando as unhas, pois pode machucar seu couro cabeludo e causar feridas.

 

4 Você sabe a forma correta de aplicar a máscara no cabelo?

Parece besteira esse puxão de orelha, mas muitas pessoas quando vão aplicar a máscara de hidratação nos fios, colocam a mão dentro do pote, e isso é não deve acontecer. Colocar a mão dentro da máscara de hidratação pode levar sujidades e bactérias, além de fazer com que o Ph da fórmula seja alterada, ou seja, perca a eficácia. 

Não use utensílios de alumínio dentro da máscara de hidratação, de preferência para colheres e espátulas de plástico ou madeira.  A seguir retire o excesso de água do cabelo com uma toalha macia ou uma camiseta de algodão amassando os fios levemente (sem esfregar). Desembarace os fios com o uso de um pente largo e aplique a máscara nos fios mecha a mecha. Após aplicado, espere entre 3 a 5 minutos e enxágue e retire o produto do cabelo.

 

5 Aplicando o Condicionador no cabelo

Ao aplicar o condicionador nos fios não passe o condicionador na raiz. Não é exagero, o contato do condicionador na raiz do cabelo pode causar o aumento de oleosidade e até alguma dermatite ou seborréia no couro cabeludo.

Passe o condicionador no comprimento e nas pontas do cabelo e deixe agir por 3 minutos e enxágue todo o cabelo certificando que todo o produto tenha saído dos fios.

 

6 Retire 100% dos resíduos do cabelo

Não invente de deixar o condicionador agindo por algumas horas ou lavá-lo no dia seguinte. É extremamente importante a retirada total dos produtos do cabelo. Vale ressaltar que se você tem esse hábito de lavar corretamente os fios, você evita alergias e qualquer tipo de dermatite que possa ser causada pela falta de higienização do cabelo.

 

7 Finalização

Esse momento é seu!

Finalize as madeixas como preferir, seja por meio de fitagem, difusor, texturizações capilares e claro, os finalizadores. Lembrando que se as finalizações forem feitas com chapinhas e secadores, use protetor térmico nos fios.

 

Diz aí, agora ficou mais  fácil de lavar o cabelo hein!?