O cronograma capilar se popularizou ainda mais nos últimos anos, principalmente com a tendência de mais mulheres aderindo à transição capilar e buscando formas de manter o cabelo mais saudável ao longo dessa mudança.

Mas não é só para as crespas e cacheadas que o cronograma capilar é uma ótima alternativa de cuidados. Lisas e onduladas também podem aderir a essa rotina de cuidados para deixar o cabelo mais hidratado, nutrido ou até mesmo para reconstruir fios quebrados.

O cronograma capilar consiste em uma técnica que visa utilizar produtos para hidratar, nutrir e reconstruir os fios. Cada uma dessas etapas tem um objetivo específico e, dependendo da necessidade do cabelo, são feitas de formas diferentes a cada tabela do cronograma. 

E sim, é possível fazer um cronograma capilar caseiro! Continue lendo o post para saber tudo sobre essa rotina de cuidados!

Estrutura capilar

Primeiramente, é importante saber que um fio de cabelo é composto por água, lipídios (gordura) e proteínas

Dependendo de produtos utilizados no dia a dia, processos químicos, uso de secador ou chapinha, alimentação e até mesmo exposição ao sol, o cabelo pode ficar danificado e, consequentemente, ficar mais quebradiço, opaco, oleoso ou seco devido à perda de água, gordura e proteína que vão garantir um cabelo saudável.

Mas nem tudo está perdido e, quando você percebe que o cabelo está danificado e precisando de uma revitalizada, o cronograma capilar pode ajudar e muito a recuperar os fios e trazer nova vida para as madeixas. 

 

Qual cronograma capilar meu cabelo precisa?

A análise de um cabeleireiro ou até mesmo exames de sangue e ou de imagem do couro cabeludo são as ideais para entender exatamente as necessidades do seu fio e qual cronograma capilar seguir. No entanto, no seu toque e olhar também é possível saber o que seu cabelo pode estar precisando mais: hidratação, nutrição ou reconstrução.

Se você sente o cabelo muito seco, áspero, opaco e com pouco movimento, provavelmente ele está precisando de uma boa rotina de hidratação

Já se as madeixas estão sem brilho, com alguns fios arrepiados (frizz) ou embaraçando facilmente, podem estar carentes de lipídios e precisando de nutrição.

Mas se o cabelo aparenta estar ainda mais desgastado, quebradiço, opaco, com pontas duplas ou até mesmo tiver passado por um processo que teve efeitos negativos, como coloração ou escova progressiva, provavelmente a melhor alternativa é a reconstrução.

Além do teste do ‘olhar e sentir’, existe um outro método que pode ser combinado a essa primeira análise: o teste de porosidade capilar. Esse processo consiste em tirar um fio do couro cabeludo e colocá-lo em um copo cheio de água e aguardar 5 minutos. 

Caso o seu fio fique boiando, pode estar precisando mais de hidratação. Se o fio ficar no meio do copo, pode estar mais necessitado de nutrição. Já se o fio afundar, pode ter alta porosidade e pede um cronograma capilar focado em reconstrução.

Agora vamos conhecer um pouco mais de cada tipo de restauração que seu cabelo necessita.

 

Hidratação Capilar

Esse é o método mais conhecido entre as restaurações capilares. Provavelmente você já fez uma hidratação em casa ou no salão para deixar o cabelo mais macio e brilhoso, mesmo sem saber exatamente se realmente era isso que seu cabelo precisava.

Mas quando o cabelo está sem água – ou desidratado – um cronograma capilar focado hidratação pode fazer seu cabelo ter efeitos visíveis de melhora. 

Mas apesar de um cronograma capilar caseiro ser completamente possível, é importante se atentar aos componentes do produto utilizado antes de pegar o primeiro da prateleira! Opte por máscaras ou cremes de hidratação que tenham os seguintes ingredientes:

  • D-Pantenol (ou pró-vitamina B5)
  • Glicerina
  • Aminoácidos funcionais
  • Babosa
  • Óleo de Coco Extra Virgem
  • Glicerina
  • Vitaminas
  • Colágeno
  • Aloe Vera

Esses componentes ajudam a repor a água do cabelo, hidratando profundamente e restaurando os fios sem danificá-los. Além disso, é super fácil encontrar diversas máscaras com preços acessíveis e que contenham alguns desses ativos listados.


Nutrição Capilar

Repor a gordura do cabelo é muito importante para combater o ressecamento, principalmente em fios cacheados e crespos, já que as ondas desses fios dificultam que os lipídios – ou oleosidade – cheguem até as pontas. 

Para dar aos cabelos essa camada de brilho e nutrição, são recomendados óleos naturais que podem ser aplicados em cremes ou direto no cabelo no processo de umectação, confira alguns:

  • Óleo de coco
  • Óleo de rícino
  • Óleo de girassol
  • Óleo de argan
  • Manteiga de karitê 
  • Ceramidas

 

Entre outros óleos e manteigas vegetais

Caso você opte por aplicar a máscara, escolha uma que seja rica em alguns dos componentes listados acima e deixar agir por 2 a 5 minutos. Mas você também pode fazer o processo de umectação, que seria um “banho de óleos” e pode ser realizado de duas formas:

  • Umectação tradicional: espalhe o óleo vegetal de sua preferência por todo o cabelo (de preferência sujo) e deixe agir por cerca de 30 minutos. Depois é só lavar normalmente.
  • Umectação noturna: se o cabelo estiver muito ressecado, o ideal é deixar o óleo agir por mais tempo. Assim, espalhe o óleo vegetal no cabelo sujo e mantenha durante toda a noite (você pode dormir com uma touca ou toalha), lavando no dia seguinte pela manhã.


Reconstrução Capilar

Se o seu cabelo passou por um processo químico cujo resultado o deixou ressecado, com pontas duplas e quebradiço, o foco do seu cronograma deve ser a reconstrução. 

A reconstrução capilar visa repor as proteínas e recuperar a massa capilar, mas exige cuidado quanto à frequência, pois é a etapa mais profunda do cronograma capilar justamente para ‘ressuscitar’ fios muito danificados. Ou seja, faça o cronograma capilar focado nela baseado nas reais necessidades do fio.

Para a reconstrução capilar, utilize cremes ou máscaras com proteínas e aminoácidos na composição a fim de repor a queratina do fio. Ao procurar esses produtos, confira se eles têm:

  • Creatina
  • Colágeno
  • Cisteína
  • Arginina
  • Sericina
  • Ácido Lático   

Produtos com esses ingredientes vão reparar os danos, fortalecer os fios e alinhar as cutículas do cabelo. Um cronograma capilar focado em reconstrução pode realmente deixar o cabelo visivelmente mais saudável do que estava antes.


Como montar o cronograma capilar?

Sabendo das necessidades do seu cabelo e com os produtos em mão, é hora de montar seu cronograma capilar e inseri-lo na sua rotina. 

Independentemente do foco do seu cronograma – hidratação, nutrição ou reconstrução -, em todos eles você precisará de produtos para as três etapas. O que vai mudar é a frequência de uso de cada um desses cremes ou óleos.

É muito importante seguir essa rotina com muita disciplina para conseguir o resultado esperado. Organize-se para não deixar escapar nenhuma etapa, colocando lembretes no celular ou até mesmo marcando em um calendário. 

Após sua análise capilar e do teste de porosidade, confira abaixo as planilhas de 4 semanas para cada tipo de cronograma capilar. Essas rotinas são baseadas em três lavagens por semana, afinal, é importante dar pelo menos um período de 48 horas para seu cabelo absorver cada etapa.

Se seu cabelo precisa de mais HIDRATAÇÃO

1ª semana

Hidratação

Nutrição

Hidratação

2ª semana

Nutrição

Hidratação

Reconstrução

3ª semana

Hidratação

Nutrição

Hidratação

4ª semana

Nutrição

Hidratação

Reconstrução

Se seu cabelo precisa de mais NUTRIÇÃO

1ª semana

Nutrição

Reconstrução

Hidratação

2ª semana

Hidratação

Nutrição

Hidratação

3ª semana

Nutrição

Hidratação

Nutrição

4ª semana

Hidratação

Reconstrução

Hidratação

Se seu cabelo precisa de mais RECONSTRUÇÃO

1ª semana

Reconstrução

Hidratação

Nutrição

2ª semana

Hidratação

Nutrição

Hidratação

3ª semana

Reconstrução

Hidratação

Nutrição

4ª semana

Hidratação

Reconstrução

Hidratação

Por quanto tempo fazer o cronograma capilar?

O cronograma capilar tem um ciclo de 4 semanas, mas já é possível sentir alguns efeitos na 3ª semana de tratamento, a depender da situação do fio.

E agora que você já está por dentro de como funciona um cronograma capilar, não deixe de complementar esse tratamento com outros cuidados importantes. Aqui no Dicas do Eron você encontra muitas outras dicas de como deixar seu cabelo bonito e saudável!