A todo o tempo nosso cabelo está exposto a diversos fatores externos: luz solar, poluição, produtos químicos, itens que induzem calor, entre outros. Assim, é quase inevitável que as madeixas não sintam os efeitos de tanto impacto e acabem enfraquecendo, ressecando ou até mesmo caindo. 

Por isso, diversos cuidados devem ser tomados para que os fios não sofram com os efeitos do dia a dia. E isso inclui muita atenção a hábitos que prejudicam o cabelo, mas que incorporamos na nossa rotina. 

Confira 9 hábitos que prejudicam seu cabelo e tire eles do seu dia a dia imediatamente:


1. Não lavar o cabelo direito

Esse primeiro hábito é até um pouco óbvio. Afinal, não lavar o cabelo direito implica que ele fique sujo e, portanto, sofra com os efeitos dessas impurezas sobre os fios, correto? Mais ou menos.

Na verdade, quando falamos em não lavar o cabelo direito, também incluímos hábitos que a princípio parecem estar limpando o cabelo profundamente, mas na realidade estão desgastando os fios. 

Por exemplo, você sabia que passar shampoo nas pontas do cabelo e esfregá-las pode ressecar seu cabelo? Apesar de parecer que está limpando ainda mais o cabelo, esse hábito muito comum é desencorajado pelos especialistas, pois como as pontas são menos oleosas, ao retirar ainda mais a “gordura” necessária para o seu fio se manter saudável, o ressecamento toma conta!

Por isso, a melhor forma de passar o shampoo é nas raízes e deixar o produto escorrer para o resto do cabelo, limpando na medida certa!

Já para o condicionador, o caminho é contrário: é fundamental passar o produto somente nas pontas, deixá-lo agir pelo tempo recomendado na embalagem e depois enxaguar. Passar condicionador na raiz pode “entupir” o espaço por onde saem os fios e deixar o cabelo com caspa. Ninguém merece, né?

Na hora de enxaguar, é importante também tirar todos os resíduos de produtos, seja shampoo, condicionador ou máscara de hidratação. Nada de deixar um restinho no cabelo para que fique mais macio, até porque isso é lenda! Lavagem bem feita é aquela que deixa seu cabelo livre, inclusive, de restos de produtos!

Confira 7 passos para não errar na hora de lavar as madeixas

2.Usar água quente no cabelo

Mesmo ainda se tratando de lavagem, esse é um assunto que merece um único tópico!

Principalmente para as pessoas que moram em regiões mais frias, um banho de água quente é sinônimo de conforto. No entanto, quando se trata dos cabelos, a temperatura alta da água pode ser um pesadelo para os fios e o couro cabeludo.

Isso porque o calor da água pode dilatar as cutículas do seu cabelo e, com isso, fazer com que fique poroso, ou seja, áspero e ressecado. Com esse ressecamento, seu cabelo vai perder o brilho e embaraçar com muita facilidade. 

A água quente no cabelo também ajuda o couro cabeludo a produzir mais óleo, ou seja, seu cabelo ficará mais oleoso na raiz e super ressecado nas pontas.

E para quem tem coloração no cabelo, pode anotar mais uma razão: a tinta penetra as cutículas do cabelo quando você pinta, e como a água quente tende a abrir as cutículas, a coloração perde a intensidade, ou seja, desbota!

Mas se para você é muito difícil “se jogar” na água fria, em dias mais frios, tente deixar a água numa temperatura morna, em média 38º, que se aproxima da temperatura do corpo.  

3.Usar toalha para secar o cabelo

Se você costuma torcer, enrolar ou esfregar a toalha no cabelo após a lavagem, pare agora mesmo!

Finalizando o ciclo de lavagem, usar uma toalha para tirar o excesso de água influencia – e muito – na formação de frizz, aqueles fiozinhos ligeiramente arrepiados que ficam mais perceptíveis no alto da cabeça. 

Como as toalhas convencionais de banho não são apropriadas para o cabelo, podem causar quebra, perda de hidratação e aumentar a quantidade de frizz no cabelo. 

Nesse caso, o ideal é optar por uma toalha de microfibra ou até mesmo uma camisa de algodão para tirar o excesso de água e finalizar com um leave-in, creme ou mousse para cabelo. Essas opções, além de não danificarem o cabelo, ajudam na definição, principalmente, dos cachos.


4. Pentear sem cuidado

“Como pentear o cabelo corretamente” é uma das maiores dúvidas sobre as madeixas! Por isso a gente te explica como você não deve passar o pente ou a escova no cabelo! 

Você é do tipo que sente aflição quando alguém começa a desembaraçar os fios pela raiz?  Nós também!

Mas apesar de essa orientação ser um pouco óbvia, muitas pessoas ainda se pegam fazendo isso mesmo sem perceber. 

Quando desembaraçamos a raiz antes das pontas, além do pente ou da escova poderem ficar “presos” no meio do cabelo, você traciona os fios e causa quebra.

Embora seja recomendado pentear os cabelos molhados – principalmente se forem cacheados ou crespos -, é necessário pentear cuidadosamente, pois os fios úmidos ficam mais frágeis e correm mais risco de serem danificados dependendo da força aplicada sobre eles. 

Utilizar um creme para pentear ou leave-in também pode ajudar a desembaraçar e a finalizar o cabelo.

Ao escolher o instrumento para pentear o cabelo, opte por pentes de dentes mais largos e espaçados caso seu cabelo seja crespo, cacheado ou ondulado. Mas se ele for mais liso e curto, use um pente com dentes mais estreitos, que desembaraçam melhor. 

A escova raquete também é ótima para desembaraçar fios longos e volumosos, mas há também no mercado diversas escovas específicas para desembaraçar e que penteiam o cabelo cuidadosamente, eliminando possíveis “ninhos”. 

5. Excesso de secador e chapinha

Após lavar e pentear o cabelo corretamente, não adianta nada os cuidados anteriores se você submeter seu cabelo ao calor desenfreadamente. Assim como no uso da água quente, o calor causado por secador e chapinha pode deixar seu cabelo ressecado e com as pontas danificadas.

Por isso, se você já está acostumado a utilizar o secador ou a chapinha (ou os dois) para finalizar o cabelo, é fundamental utilizar um protetor térmico antes, com os fios ainda úmidos. Esse produto criará uma camada de proteção que não só evitará maiores danos do secador ou da chapinha, como também pode ajudar na finalização e prolongar seu penteado.

No caso do secador, também é importante não aproximá-lo tanto do cabelo, evitar usar a temperatura mais alta e não deixar em uma mesma parte do couro cabeludo por mais de 5 segundos. 

Quanto à chapinha, a primeira regra é: nunca, jamais utilize-a com o cabelo molhado! Além de aplicar um protetor térmico, é fundamental secar bem o cabelo antes de submetê-lo à chapinha.

Caso seja possível controlar a temperatura, não deixe que ultrapasse de 180º para não queimar o seu cabelo. Se possível, opte por um modelo de cerâmica, pois tendem a controlar melhor as oscilações de calor.

Seja com a chapinha ou o secador, utilize com moderação. Se puder alternar o uso entre as lavagens, melhor ainda. 


6. Prender o cabelo demais

Em dias muito quentes ou quando o cabelo amanhece não muito colaborativo, optar por prender acaba sendo uma boa solução.

O problema está na forma como prendemos os fios. 

Utilizar um elástico muito apertado, por exemplo, causa um supertensionamento do fio, o que pode fazer com que quebre e até mesmo cause dor no couro cabeludo. 

Para as cacheadas e crespas, prender o cabelo com muita força também pode causar a perda de definição ao longo do tempo.

Prender os cabelos molhados também é prejudicial. Como os fios úmidos tendem a ser mais pesados e sensíveis, o cabelo pode quebrar, ficar mais “frizzado” e além de tudo facilitar a produção de sebo.

Tente não prender os cabelos todos os dias e sempre dormir com eles soltos. Além disso, opte por acessórios de tecido ou mais “frouxos”, que não causem tanta tensão no cabelo, e facilite a fixação com um spray apropriado.

7. Não cortar o cabelo

Se você é do tipo que tem pena de cortar o cabelo e gosta de mantê-los longos, preste atenção!

Quando ficamos muito tempo sem passar a famosa tesoura nos cabelos, corremos o risco de deixá-los mais quebradiços. Isso acontece porque a formação de pontas duplas favorece a quebra e até mesmo impede o crescimento.

Confira 4 dicas para acabar com as pontas duplas!

Além disso, como as pontas tendem a ser mais ressecadas, não “descartá-las” deixa o seu cabelo com aspecto menos saudável e propicia ainda mais o aparecimento de frizz. Se você faz uso de processos químicos, como coloração e escova progressiva, por exemplo, o cuidado com essas pontas deve ser redobrado!

Se você é muito apegada ao cumprimento do seu cabelo, saiba que o corte regular – a cada três ou quatro meses – é ainda mais propício, afinal, com os cabelos mais saudáveis e livre de pontas danificadas, o crescimento será ainda mais acelerado. 

Não é preciso fazer uma mudança radical, mas aparar as pontas trará um efeito muito bem-vindo pelos seus fios.

8. Não higienizar escova e pente

Não adianta deixar o cabelo limpo e cheiroso se os itens utilizados estão sujos, não é mesmo?

Por isso é fundamental fazer a higienização de pentes e escovas. E se você ainda não está acostumado a isso, inclua na sua rotina imediatamente!

Para limpar esses itens, primeiramente tire todos os fios de cabelo presos e mergulhe em uma solução de água quente com algumas gotas de sabão neutro ou vinagre de maçã. Após 15 minutos, tire da solução e passe uma escova de dente sem uso pessoal para retirar os resíduos e deixe secar naturalmente. 

Esse processo não é recomendado para escovas de madeira, que podem ser danificadas nessa solução. Nesse caso, opte por uma escova de dentes sem uso ou um paninho para higienizar as cerdas.

Faça esse processo pelo menos uma vez por semana. Isso evita não só que a escova fique suja ou com mal cheiro, mas também que seu cabelo desenvolva alguma infecção no couro cabeludo.

9. Não beber água suficiente

Claro que tudo que ingerimos influencia no nosso corpo. Com o cabelo, isso não é diferente. 

Beber bastante água é um dos principais fatores para manter o corpo saudável, especialmente quando se trata de pele e cabelos. 

Coloque na sua rotina pelo menos 2 litros de água pura por dia. Esse hábito evita uma raiz capilar ressecada, ou seja, fortalece os fios e favorece o crescimento saudável. E os benefícios vão ser percebidos não só nos cabelos, mas em todo o seu corpo.

Caso você tenha dificuldade em regular essa quantidade água, utilize aplicativos que enviam lembretes para beber água ou adquira uma garrafa que já comporte toda a quantidade de água que você deve beber no dia.


Conclusão

via GIPHY

Agora que você já tem todos esses alertas para mudar de hábito e garantir um cabelo muito mais bonito e saudável, não deixe de observá-los no seu dia a dia! Também confira nosso blog para mais dicas preciosas sobre cuidados com as madeixas!