Quem nunca alisou o cabelo e imaginou sair linda e plena do salão e se deparou com aquelas pontas duplas, secas e sem vida? Eu sei que dá até vontade de chorar e cortar pelo menos 4 dedos para se livrar logo desse problema. Mas calma!

As pontas duplas com certeza são grandes inimigas de muitas mulheres, sejam elas lisas, crespas ou cacheadas. Pontas secas e sem vida aparecem com certa frequência em cabelos que passam pelo processo de química e alisamento dos fios, mas se engana quem pensa que pontas duplas só aparecem em cabelos quimicamente tratados, as crespas e cacheadas sofrem bastante com as famosas pontas duplas por conta da falta do óleo natural dos fios, que não chegam com a mesma intensidade até as pontas devido a curvatura dos fios, por isso é recomendado a realização de um cronograma capilar para potencializar os cuidados com as madeixas.

As lisas são impactadas também, pelo excesso de secador e chapinha sem os cuidados necessários, que acarretam o ressecamento e fragilidade, tanto do cabelo como as pontas em si.

Pensando nisso, separamos 4 dicas para você acabar com as pontas duplas.

Ah, lembrando que dependendo do grau de ressecamento dos fios, infelizmente terá que dar aquela aparadinha sim, mas isso é um papo mais pra frente.

1- O que causa pontas duplas

O aparecimento das pontas duplas é causado pelo desgaste da fibra capilar e a frequência de processos mecânicos ou químicos como; descoloração, chapinha, escova e a alta temperatura sem os cuidados necessários como o uso de protetores térmicos antes de realizar escova e chapinha nos fios.

2- Como cuidar do meu cabelo

Finalizadores

Hidratação

Cronograma capilar: Nutrição, Restauração e Hidratação

3- Cortar ou não as pontas duplas?

Essa pergunta é muito frequente aqui no salão e a resposta é depende. Você precisa analisar as pontas do seu cabelo junto com o seu cabeleireiro de confiança, e ver se vale a pena começar todo o processo de reconstrução das pontas, caso você não queira abrir mão do comprimento do seu cabelo. Mas sim, dependendo do estado que seu cabelo esteja, será necessário aparar as pontas. Pense por outro lado, será um bem necessário se chegar a esse ponto de ter que aparar as pontas.

4- Invista em Óleos

Sabe quando sua avó dizia:  ‘’menina passa óleo de coco nesse cabelo’’, então ela não estava brincando! O óleo de coco pode ajudar seu cabelo de muitas maneiras como:

-Fortalecendo os fios.

-Evitando a queda.

-Protegendo os fios com os danos do sol e aquela temperatura excessiva causada pelo calor da escova e chapinha.

-Selando as cutículas dos fios

-Reduz pontas duplas e frizz

Ufa!! Parece milagre, mas não é.

Além do óleo de coco você pode adaptar com aquelas receitinhas caseiras que vocês adoram e potencializar a hidratação e nutrição dos fios.

Dica: Os óleos podem ser usados como finalizadores, em conjunto com máscaras hidratantes ou sozinhos para fazer a umectação capilar.