O que é Cronograma Capilar?

É uma rotina de cuidados com os cabelos que tem como objetivo três principais tratamentos: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Cada processo desse cronograma oferece soluções específicas dependendo do que seu cabelo está precisando no momento.

Ele é indicado para qualquer tipo de cabelo, e se realizado cumprindo todas as etapas do cronograma, você consegue notar uma melhora significativa dos fios, suprindo as necessidades do cabelo e restaurando a saúde capilar. 

 

Você sabe a diferença entre Hidratação, Nutrição e Reconstrução?


Hidratação:

Quando pensamos em fazer qualquer procedimento que ajude a fortalecer os fios logo vem na nossa cabeça a palavra HIDRATAÇÃO, e está super correto esse pensamento, pois ela que ajuda a repor a água e nutrientes que perdemos diariamente causados por fatores químicos ou externos como: uso de produtos químicos e descoloração, chapinha, escova, sol, vento, poluição e por aí vai.

Com o que posso hidratar os cabelos?

-Manteiga de Oliva

-Óleo de coco extra virgem

-Babosa

 

Nutrição:

É bastante comum as pessoas confundirem hidratação com nutrição. De uma maneira bem simples, os fios possuem uma camada protetora rica em lipídios (gordura), essencial para retenção de água e hidratação dentro da estrutura dos fios, deixando-os macios e sedosos. Ela é indicada, principalmente para pessoas que possuem algum tipo de química como; descoloração, tintura e alisamento químico.

 

2 Formas de fazer sua Nutrição Capilar

1 Máscaras de Nutrição:

É bastante comum as pessoas confundirem hidratação com nutrição. De uma maneira bem simples, os fios possuem uma camada protetora rica em lipídios (gordura), essencial para retenção de água e hidratação dentro da estrutura dos fios

 

2 Umectação com óleo vegetal:

A umectação serve para devolver a oleosidade natural dos fios e recuperar cabelos danificados por diversos fatores, desde cabelos quimicamente tratados ou por falta de cuidados diários. E nesse processo envolvem o uso óleos, que tem como principal objetivo ajudar a diminuir o ressecamento e possíveis quebras dos fios. A umectação é super importante principalmente para Crespas & Cacheadas que possuem a curvaturas dos fios em formato espiral que dificulta o óleo natural dos fios chegarem até as pontas do cabelo.

Óleos para te ajudar a recuperar os fios ressecados:

 

-Óleo de Rícino

-Óleo de Coco

-Óleo de Argan

-Óleo de Girassol

-Óleo de Oliva

 

Quantas x no mês posso fazer Umectação?

O indicado é a cada 10 dias, porém para cabelos crespos & cacheados estão liberados para fazer a umectação 1x na semana já que o ressecamento dos fios acontecem com mais frequência.

 

A umectação é indicada para todos os tipos de cabelo?

Não! Cabelos que já são oleosos ou tem tendência de ficar oleosos facilmente, devem evitar fazer umectação no cabelo, já que ela pode potencializar ainda mais a oleosidade dos fios e trazer a sensação de cabelo sujo.

 

Se você não tem muito tempo durante o dia a Umectação Noturna é pra você!

Sabemos que o seu dia a dia anda muito corrido, e cuidados com os cabelos às vezes passam despercebidos durante a semana. Mas a solução é fazer tratamentos noturnos. Sim! A umectação noturna é muito indicada para mulheres que não possuem tempo de cuidar dos cabelos, então não tem desculpas né? Já que todo o processo de ativação da umectação é feita durante o seu sono de princesa rsrsr.

 

Como fazer a Umectação Noturna?

A umectação não é um bixo de 7 cabeças e é super fácil de ser feita em casa. Mas tem alguns detalhes que fazem toda diferença. Separamos o passo a passo para você fazer sua umectação na prática!

 

1- Preparação

Escolha o óleo de sua preferência e aplique no cabelo seco. Sim! essa etapa você não precisa estar com os fios molhados, diferente de outros métodos de hidratação. Vale lembrar que o seu cabelo não precisa estar limpo (esse detalhe não interfere no resultado da umectação).

 

2- Aplicação nos fios

Separe o cabelo em várias mechas e passe em todo o comprimento dos fios até que ele fique úmido por completo com óleo. Ah, e se você possui a raiz oleosa, nem pense em passar o produto nela para não potencializar essa oleosidade em excesso.

 

3- Acomodação

Prenda o cabelo como preferir, como por exemplo, fazendo um coque ou rolinhos, e coloque ele em uma  touca térmica. Esse processo de abafamento ajuda a potencializar a ação da umectação.

 

4- Retirada do produto

Depois de ter acordado linda e plena não esqueça de retirar o produto dos fios. Use o shampoo que você já está acostumada e passe um pouco de condicionador nas pontas. Não lave o cabelo com água quente, enxague com água abundante, de preferência morna ou fria.

 

5- Resultado final

Não tem como não perceber a mudança imediata dos fios, seu cabelo praticamente estava pedindo socorro rsrs.

Repita essa umectação noturna uma vez por mês ou a cada 15 dias – para cabelos muito danificados. 

 

Reconstrução:

Como o próprio nome diz a reconstrução é a etapa de reconstruir os danos que seu cabelo possa estar tendo, desde fios quebradiços, danificados e elásticos. Essa etapa é considerada como uma das mais importantes nesse processo do cronograma capilar.

 

O que usar para Reconstrução

1 Colágeno:

O colágeno cria uma espécie de camada protetora em volta dos fios protegendo da radiação solar, as altas temperaturas da chapinha e secador de cabelo

2 Creatina

3 Arginina

4 Cisteína