O que a gente quer? Fios lindos e saudáveis! Quando a gente quer? Já! E o que temos que fazer para isso acontecer? Cuidar do cabelo!

Quando a gente vê alguém cuidando do cabelo, sempre bate aquela culpa: “Devia cuidar mais do meu!” Sim, além dos cuidados básicos, os fios também pedem mimos como tratamentos potentes em casa e no salão. Quem explica e dá dicas de cabelo é nosso expert Eron Araújo.

Cuidando do cabelo no dia a dia

Como cuidar do cabelo, no dia a dia, para garantir muita saúde, força e brilho? “Lavar sempre com água morna para fria, desembaraçar os fios durante a aplicação do condicionador no comprimento e pontas e sempre aplicar um protetor térmico antes de usar ferramentas de estilo como secador (mesmo com difusor), chapinha e babyliss”, indica Eron.

Como seu estilo de vida pode afetar os fios?

Poluição, o suor (que se transforma em sal) durante as atividades físicas, uso do secador em excesso, água quente durante o banho e os resíduos de produtos finalizadores maltratam o cabelo, roubando hidratação, maciez e brilho.

Rotina de cuidados com o cabelo

“Cada tipo de cabelo pede uma rotina! Por exemplo: cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias. Já os secos, duas vezes por semana. Se o fio estiver muito fragilizado, pode-se usar máscara duas vezes na semana. Uma única vez, só se o objetivo for manter os fios saudáveis”, ensina Eron.

Limpeza profunda faz parte dos cuidados com o cabelo

“Fios carregados de finalizador pedem limpeza profunda a cada 15 dias. Mas sempre que usar esse tipo de shampoo, invista em um bom condicionador na sequência, para equilibrar o PH para dos fios e fechar a cutícula”, finaliza ele.

Como manter o cabelo hidratado e saudável

O ideal é usar produtos certos de acordo com a necessidade dos fios. “No quesito tratamentos, seguir a frequência ideal também é muito importante: em casa, máscara hidratante para cabelo uma vez por semana, e no salão, a cada 30 dias”, diz Eron.