Queda de cabelo é normal?
Todo tipo de cabelo passa por um ciclo de crescimento e queda dos fios, e essa perda aparece ainda mais quando o cabelo está fragilizado. Você sabia que o ideal é que acontece a queda de até 100 fios por dia? Mas quem consegue contar cada fio que cai durante a escovação do cabelo ou no horário do banho, né meninas? O fato é, sempre notamos quando essa queda está excessiva.
Separamos 9 Possíveis causas para Queda de Cabelo
1 Estresse Físico e Emocional
É muito comum relacionar a queda de cabelo com a calvície e se conformar com a queda contínua dos fios, porém o cabelo está ligado a autoestima de muitos homens e mulheres, que muitas vezes não sabem o motivo da queda excessiva. Sim, o estresse pode acarretar a queda dos fios e não adianta usar shampoos bomba ou receitinhas caseiras se você não procurar ajuda e tratar o seu estado emocional.
Cientificamente chamado de alopecia androgenética ou areata, ele inibe o desenvolvimento e aumenta a inflamação, comprometendo a circulação sanguínea dificultando a permanência dos fios no couro cabeludo. O indicado é procurar um especialista dermatologista e um profissional que possa te ajudar a cuidar desse estado de estresse e ansiedade, como um terapeuta ou psicólogo.
No geral, existem três tipos de perda capilar gerada pelo estresse.
São elas:
- Alopecia areata: o sistema imunológico fica contra os folículos, fazendo com que ocorra a queda deles, inclusive, em grandes quantidades.
- Tricotilomania: está ligado a compulsão em puxar o próprio cabelo.
- Eflúvio telógeno: enfraquecimento temporário do cabelo, fazendo com que o crescimento seja interrompido. Além disso, afeta os fios, de forma que caiam inesperadamente.
2 Excesso de Vitamina A ou B
Sabe aquele ditado que diz; ‘’tudo em excesso faz mal’’, então é a pura verdade. Vitaminas quando consumidas em grandes proporções podem sim potencializar a queda dos fios. Procure seu médico dermatologista se você faz uso de vitaminas A e B, e tenha percebido quedas dos fios fora do comum.
3 Alterações Hormonais
4 Uso de Medicamentos e Antidepressivos
Há diversos remédios que podem acabar acarretando efeitos colaterais, e influenciar a queda de cabelo. Entre os remédios mais comuns que podem potencializar esse processo de perda de cabelo são os afinadores de sangue e os remédios para pressão que são conhecidos como ‘’beta-bloqueadores’’, e nessa lista está incluído também medicamentos para depressão e ibuprofeno. Converse com o seu médico e veja a possibilidade de diminuição da dose ou troca de medicamento. Lembrando que antes de tomar qualquer decisão, consulte seu médico de rotina.
5 Anemia e Ferritina Baixa
Testes apontam que entre 1 em cada 10 mulheres de 20 a 50 anos sofrem de anemia por falta de ferro. Esse problema é bem comum e fácil de reverter, com apenas um exame de sangue é possível detectar a suspeita e já começar sua suplementação de ferro indicada pelo seu médico.
6 Hipotiroidismo
Testes apontam que entre 1 em cada 10 mulheres de 20 a 50 anos sofrem de anemia por falta de ferro. Esse problema é bem comum e fácil de reverter, com apenas um exame de sangue é possível detectar a suspeita e já começar sua suplementação de ferro indicada pelo seu médico.
7 Gravidez
No período da gestação, os níveis de testosterona que são os (hormônios masculinos) ficam ainda mais baixos no organismo da mulher, já os níveis de progesterona e estrogênio (hormônios Femininos) estão aumentando, o que favorece o crescimento do cabelo. Aposto que você já ouviu vários relatos de muitas mulheres que ficaram grávidas e disseram que o cabelo cresceu, e isso realmente acontece. Porém no terceiro e quarto mês após ganhar o bebê, as taxas hormonais voltam ao padrão anterior ao do período da gravidez, ocasionando à queda dos fios.
8 Esteróides e Anabolizantes
Muito comum o uso no universo masculino para ajudar a ganhar massa muscular, os anabolizantes vem ganhando seu espaço entre as mulheres que curtem competições, como por exemplo, o fisiculturismo. Que já é consolidado há muitos anos como uma competição aguardada e esperada por homens e mulheres do mundo todo e que se popularizou aqui no Brasil também. Mas essa ingestão de anabolizantes no organismo feminino pode acarretar queda dos fios.
9 Síndrome do Ovário Policístico
Ovário Policístico é um distúrbio hormonal bem comum, mas que pode causar alguns problemas como; irregularidade menstrual, acne em excesso e queda de cabelo. O ovário policístico pode acarretar problemas mais graves como; obesidade e infertilidade. Essa síndrome é tratável, consulte o seu médico ginecologista e faça exames de rotina.
6 Produtos para controlar a queda de cabelo:
– Shampoo antiqueda
– Shampoo esfoliante
– Máscara de hidratação
– Creme de limpeza capilar
– Ampola de hidratação
– Condicionador anti queda e quebra